Informativo
  • Café da manhã orienta sobre câncer de próstataOs homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres. A razão disso é que eles fazem muito menos exames preventivos de saúde do que elas. Esse [...]
  • Coleta Seletiva tem novo roteiro na Área ContinentalAfim de aprimorar o recolhimento de material reciclável nos bairros da Área Continental, a Codesavi implantou um novo roteiro da Coleta Seletiva nesta região de São Vicente. Com o novo cronograma, [...]
  • Cata TrecoRetiramos também restos de reformas caseiras. Máximo de 4 sacos (1 metro cúbico) [...]

Café da manhã orienta sobre câncer de próstata

Artigo   0 Comentário
Espaçamento entre linhas+- ATamanho da Fonte+- Imprimir este artigo
Café da manhã orienta sobre câncer de próstata

Novembro1Os homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres. A razão disso é que eles fazem muito menos exames preventivos de saúde do que elas. Esse “puxão de orelhas”, dado por profissionais de Saúde, marcou o café da manhã temático na Codesavi, na manhã desta terça-feira (7 de novembro), para celebrar o Novembro Azul, mês em que se destaca a importância do exame preventivo de próstata. O evento contou com as presenças do prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, Andrea Gouvêa.

A palestra sobre o câncer de próstata foi dada pela médica Paola Almeida Bueno de Camargo Canas e pela enfermeira Luciana Schiacetti de Oliveira. Segundo observou Luciana, os homens não têm muito o hábito de passar por exames preventivos, ao contrário das mulheres. “O câncer de próstata é um dos que mais matam os homens. Na fase inicial, ele não apresenta nenhum sintoma”.

Em estado avançado, alguns dos principais sinais deste câncer são o fluxo de urina fraco, sangue no líquido seminal e impotência. A enfermeira também alertou que o histórico familiar também é um importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata.

O prefeito elogiou a diretoria da Codesavi em promover ações de prevenção a doenças, como o Novembro Azul e o Outubro Rosa. “São formas de valorizar os funcionários desta empresa, que é o orgulho de São Vicente. Caminhando nesta direção, não tem como não dar certo”.

Pedro Gouvêa ainda falou da necessidade de os homens quebrarem o tabu e passarem pelos os exames de detecção. “Tem muito machismo com relação a esse assunto, mas isso precisa ser superado”.

“Ao fazer os exames de detecção, não estamos pensando só em nós, mas em nossa família”, ressaltou a presidente do Fundo Social, Andrea Gouvêa. “E essa ideia tem de ser disseminada pelos jovens: os filhos precisam sensibilizar os pais”.

Após presentear o prefeito com uma camisa da Codesavi, o presidente da empresa, Ricardo Hourneaux de Moura, afirmou que “o nosso pensamento aqui na empresa, desde o início, tem sido o de valorizar nossos funcionários. Estamos investindo no ser humano. E o caminho é cuidar da saúde”.

 

Artigo   0 Comentário